Especialidades

Nutrição para Crianças

O caminho que a alimentação das crianças vem tomando, é sem dúvida, uma das maiores preocupações da nutrição atual. Refeições inadequadas, repletas de açúcar e frituras, associadas a um nível cada vez menor de atividade física.

Nos dias atuais, é realmente difícil para os pais organizarem a alimentação dos seus filhos, e de fato, a indústria alimentícia não colabora, pois poderia muito bem produzir uma maior variedade de opções de lanches práticos de se levar para a escola, como: bolachas, biscoitos, barrinhas e bebidas enriquecidas com proteínas, vitaminas e minerais, além de serem, obviamente, isentos de adição de açúcares e gorduras trans. Mas nem tudo está perdido, algumas trocas simples podem fazer toda a diferença! Insistir na introdução de alimentos açucarados, só vai fazer com que aos poucos a resistência à insulina da criança aumente, auxiliando no processo de sobrepeso/obesidade gradativo durante a infância.

Quanto mais cedo medidas forem tomadas, menores as chances da criança se tornar um adolescente ou adulto obeso. Pra isso, a criança deve entender, desde cedo, o que são os nutrientes e sua importância para um adequado crescimento e desenvolvimento. Assim como, entender os malefícios e as doenças relacionadas aos alimentos repletos de calorias vazias.